12 novembro, 2011

Aliança de Casamento


     Olá Pessoas! Tudo bem com vocês?
 Estava aqui revendo algumas fotos do meu noivado, até que cheguei às fotos que nós tiramos de nossas alianças, ai me bateu uma curiosidade e resolvi pesquisar um pouquinho na internet sobre o significado e a origem dessa tão cobiçada joia. 
Então aqui vai um breve resumo de uma das centenas de histórias que eu encontrei sobre o assunto...
   Todo casal que está noivo e vai se casar tem uma aliança no dedo. A palavra aliança significa um acordo entre duas partes. No caso do casamento, é um acordo selado entre duas pessoas que se amam e utilizam esse par de anéis para simbolizar essa união. Essa tradição é muito antiga e tem origem em várias culturas com o mesmo propósito, a união e o amor entre duas pessoas. Alguns estudos dizem que os egípcios foram os primeiros a adotarem o uso de alianças de casamento e a colocarem no terceiro dedo da mão esquerda.   Os egípcios davam tanto valor as suas alianças que eram sepultados com elas. Afinal, com sua forte crença na vida após a morte, era necessário que os casais se reunissem no além e, as alianças de casamento, era o símbolo máximo dessa união, neste e no outro mundo.   Já na Europa e principalmente na cultura cristã, o uso das alianças de casamento iniciou-se por volta da Idade Média. Em muitos países, tinha uma ligação recheada de superstições e misticismo. Por exemplo: em alguns lugares da Escócia, as pessoas acreditavam que se a mulher perdesse sua aliança, certamente seu marido seria perdido também. Já em outros países, se as alianças de casamentos caírem das mãos dos noivos e deslizarem para longe do casal, significaria que esse casamento estava condenado ao fracasso. Era considerada a pior coisa que poderia acontecer num casamento.   A simbologia da aliança é muito forte, unindo-as lado a lado formam o símbolo do infinito. O material é o ouro, prata ou platina por serem duradouros, eternos como a relação de duas pessoas que se amam.   Outra simbologia é o posicionamento do uso, dizem que esse anel deve ser usado no quarto dedo da mão esquerda, pois nesse dedo passa uma veia que vai direto para o coração.

 Lindo significado, né? Adorei a explicação do porquê que a aliança é usada no quarto dedo da mão esquerda, fora que até ler esse texto eu jamais havia reparado no fato de que unindo as alianças lado a lado elas formam o símbolo do infinito, so cute! *.* 
 Bem gente, já que o assunto desse post é sobre alianças, eu não posso deixar de postar uma fotinho das nossas amadas alianças neah?!
 


São alianças de noivado, mas por mim permaneceremos com as mesmas após o casamento, não faço nenhuma questão de trocar, sou apaixonada por ela! Porém o noivo já pensa em trocar... nós vamos ter que conversar muito ainda sobre isso! rs 
Então é isso galerinha, por hoje eu vou ficando por aqui! 
Um ótimo feriadão a todos, fiquem com Deus e se cuidem, ok?!
Bjuuus =*
Bye 

3 comentários:

  1. Adorei!!!!

    To doida pra ver a minha! Amorzinho que vai escolher sozinho! Ai que ansiedade! ;P

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir
  2. Olá Mari, gostei muito de conhecer seu Blog e quero convidá-la para conhecer o meu.
    Estou em São Paulo, mas tenho muitas dicas e indicações pra você. Tenho parcerias com profissionais de nível nacional e sei muito sobre casamento.
    Quero pedir licença para te apresentar a Loja dos Noivos. Ela surgiu exatamente assim: eu criei um site pro meu casamento em 2008, mas como eu já morava junto preferia ganhar os presentes em dinheiro e aí além do site fiz uma lista de presentes virtuais. Todo mundo gostou tanto que acabou virando um negócio. Como a gente tinha casado aproveitamos e colocamos nossas fotos no site ao invés de contratar modelos e nosso site de casamento também está lá. Com o dinheiro na mão temos opções para realizarmos qualquer sonho.
    Dá uma olhadinha : www.lojadosnoivos.com.br
    Ahhh meu blog tbm está no site.
    beijos
    Bia Malfatti

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Alves27 junho, 2012

    Linda aliança em, seu noivo tem muito bom gosto

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recadinho!
Obrigada por comentar ^^

Finalmente Noiva © Copyright 2013. Desenvolvido por Vivi Art’s Design.